História da Câmara Municipal

por adm publicado 09/04/2024 22h25, última modificação 19/04/2024 00h28

HISTÓRIA DA CIDADE DE JAMBEIRO

Jambeiro é um município brasileiro do estado de São Paulo, localizado na microrregião de Paraibuna e Paraitinga.
No ano de 1869, o Capitão Antônio Baptista doou ao povoado um terreno para que nele fosse construída uma capela para Nossa Senhora das Dores. Acredita-se que o nome da capela tenha sido uma homenagem à mãe do capitão, Maria das Dores. A capela foi inaugurada em 1871.

A cidade pertencia ao município de Caçapava (SP) e denominava-se freguesia do Capivary, pela lei provincial nº56 aos trinta dias do mês de março de mil oitocentos setenta e seis. Assim, foi elevada à categoria de Villa. (DECRETO DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA PROVINCIAL, LEI Nº 56 DE 30/03/1876).

Após a freguesia se tornar Villa de Nossa Senhora de Capivary seu nome foi alterado pela Lei provincial nº 36, do dia oito do mês de maio de mil oitocentos setenta e sete; se tornando Villa de Jambeiro. (DECRETO DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA PROVINCIAL, LEI Nº 36 DE 30/03/1877).

A Villa foi elevada à categoria de comarca pelo Decreto nº 108 de vinte e três do mês de setembro de mil oitocentos e noventa e dois.
Foi somente pela Lei Municipal nº 7, de 15/07/1898, promulgada pelo Presidente da Câmara Municipal, Major João do Amaral Gurgel, e publicada no “Diário Oficial” do Estado nº 24.244, de 27/07/1898, “Fica elevada à categoria de cidade Villa de Jambeiro, com a mesma denominação”. (DIÁRIO DO ESTADO DE SÃO PAULO Nº 24.244, DE 27/07/1898).

A cidade foi nomeada de Jambeiro devido a abundância de árvores de jambo, onde os frutos eram altamente apreciados pelos habitantes.
Em março do ano de 1898, o município passou por um expressivo período de desenvolvimento e chegou a ter 10 mil habitantes. A cidade de Jambeiro (SP) foi grande produtora de café, devido às suas características geográficas, terras boas e férteis, desenvolveu-se a produção de café em grande escala.

Quando a época áurea do café chegou ao fim, os habitantes de Jambeiro voltaram-se para a pecuária leiteira. Essa atividade, no entanto, requer mão de obra reduzida o que provocou um êxodo da cidade.

A pequena Jambeiro mantém traços da antiga vila nos velhos casarões coloniais ainda preservados. Na Praça Almeida Gil, pelo menos cinco prédios chamam a atenção, com destaque para o Mercado Municipal.

A Igreja Matriz datada de 1920, preserva uma beleza externa e interna. A igreja de São Benedito também muito antiga, porém é conservada até hoje.

A população Jambeirense tem o enorme privilégio de não registrar guerras ou grandes conflitos na história do município.
A cidade de Jambeiro (SP) localiza-se no alto do Paraíba e como outras cidades da região foi agregada a rota dos tropeiros, pertencia ao trecho da Rota que interligava Taubaté/ Caçapava/ Jambeiro.

MAIS FOTOS AQUI!
___________________________________________________________
¹ Referência Bibliográfica:
Dicéia Henrique de Faria, Tatiana Maria Santos Almeida, Prof.ª Dr.ª Maria Aparecida
Papali. A CIDADE DE JAMBEIRO (SP): TRAJETOS DE UMA HISTÓRIA. (1872 -1940).

Disponível em: https://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2011/anais/arquivos/RE_0169_0953_01.pdf