Tribunal de Contas caminhando cada vez mais para a modernidade com IA

por adm publicado 07/05/2024 16h26, última modificação 07/05/2024 16h26
Tribunais de Contas do Brasil lançam ferramentas de IA a partir de solução do TCESP
Tribunal de Contas  caminhando cada vez mais para a modernidade com IA

Tribunais de Contas do Brasil lançam ferramentas de IA

 

1 “12/04/2024 - SÃO PAULO - A experiência de sucesso do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) com o uso da IA rende frutos, inclusive externos. Desde junho de 2023, os servidores desta Corte de Contas podem usar a Assistente Natural com Inteligência Artificial (ANIA) para agilizar a análise de documentos”.

Quando o assunto é a administração pública, a eficiência e transparência são mais do que necessários. O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), adota o uso da inteligência artificial (IA), caminhando para a modernização.

A adoção desse recurso facilitará muitas atividades e ajudará com a transparência necessária. Sem contar que a ferramenta IA vem revolucionando a forma como o tribunal realiza suas análises e fiscalizações, permitindo uma pesquisa mais ágil e precisa de dados, e assim possibilitando que qualquer irregularidade seja identificado.

A ANIA é baseada na mesma tecnologia do ChatGPT, que é mundialmente reconhecido e é utilizado diariamente em muitos lugares, seja em empresas, faculdades e muitos outros. A eficácia dessa tecnologia trás confiança, juntamente com uma base sólida ao TCESP.

Por fim, essa tecnologia tem como objetivo, não somente aumentar a eficiência, mas também facilitar, para que tentativas de fraude sejam combatidas. Vamos torcer para que a IA atenda a demanda com excelência e para que tenhamos muitos bons resultados daqui para frente.

 

IA na Bahia

 

O Tribunal de Contas da Bahia decidiu se modernizar também, anunciando a criação de sua própria plataforma de Inteligência Artificial (IA), que ajudará na agilização de tarefas, principalmente as de fiscalização. Tiveram como inspiração principal a Assistente Natural com Inteligência Artificial (ANIA) do Tribunal de Contas de São Paulo.

Barbosa, foi o nome escolhido para a IA do Tribunal de Contas da Bahia, o nome foi escolhido em homenagem ao jurista baiano Rui Barbosa. O Barbosa ajuda a simplificar tarefas, analisar documentos e ainda apresenta respostas com exatidão e segurança.

Fábio Xavier, Diretor do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) do TCESP, diz que a utilização da Inteligência Artificial é fundamental para caminharmos em direção a uma gestão pública mais transparente e rápida, que corresponda as necessidades da sociedade. "Não apenas enriquece nosso ecossistema, mas fortalece o papel essencial que os Tribunais de Contas desempenham na fiscalização do dinheiro público e na promoção da boa governança. Ficamos felizes em saber que a iniciativa deste TCESP tem rendido inspirações e frutos de tão grande valia".

________________________________________

1Disponível em: https://www.tce.sp.gov.br/publicacoes/artigo-ania-revolucao-inteligencia-artificial-tcesp. Acesso em: 22 de abril de 2024

2 Disponível em: https://www.tce.sp.gov.br/6524-tribunais-contas-brasil-lancam-ferramentas-ia-partir-solucao-tcesp. Acesso em: 22 de abril de 2024

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.